Governo de SP decreta estado de emergência para dengue; entenda o que significa

  • 05/03
  • Ibaté
  • Autor - Admin

Governo de São Paulo decretou nesta segunda-feira (5) o estado de emergência em saúde pública para a dengue após o Estado atingiu 300 casos confirmados por 100 mil habitantes. A medida foi definida após recomendação do COE (Centro de Operações de Emergências).

O decreto permite que os municípios programem ações com maior agilidade e recebam recursos adicionais do governo federal. Cada município, a partir da análise de seu cenário epidemiológico, poderá utilizar a medida estadual para decretar emergência em âmbito local.

Segundo portaria do governo federal, os incrementos financeiros para emergências deverão ser enviados ao Estado, a partir de agora, para investimento em vigilância em saúde, atenção primária e atenção especializada.

Em São Paulo, os recursos serão destinados, prioritariamente, para aquisição de máquinas de nebulização e insumos, contratação de pessoas e ampliação da capacidade da rede.

Para priorizar a transferência de pacientes na rede estadual, que necessitem de leitos de alta complexidade, a Secretaria de Estado atualizou a orientação para a Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross), para que todos os pacientes suspeitos para dengue tenham prioridade.

Atendimento Via WhatsApp
Olá!👋Faça seu pedido estamos esperando por você. 🤝